06 dezembro, 2008

Educação Criativa: Um novo olhar

Colegas


Hoje, trago pra vocês um texto muito interessante sobre a Educação Criativa, com um novo olhar sobre o que seja necessaário realmente ser desenvolvido em nossos alunos.
Sugiro, que o que se segue, seja discutidos nas escolas, como um dos temas propostos para o novo ano que se aproxima.
Motivação e criatividade, são elementos chaves para que se faça uma Educação competente em nosso país, preparando nossas crianças para estarem melhor adaptadas e inseridas no mundo globalizado e tecnológico.
Portanto, a palavra de uma especialista no assunto, vem nos dar melhores condições de conhecermos e analisarmos o tema abordado.

Saúde e paz à todos, Ana Celina




QUEM IRÁ EDUCAR OS BRASILEIROS?




Refletindo sobre o ensino brasileiro, estou chegando à conclusão de que a educação que os brasileiros merecem não é aquela acadêmica, que obriga o aluno a decorar para escrever na prova, mesmo que esqueça tudo logo depois; em que o aluno ouve e repete o que o professor fala, como se não tivesse opinião própria; na qual o aluno fica sentado em silêncio, escutando (ou dormindo) porque sabe que não pode interromper quando o professor fala, fala e fala para dar tempo de acabar o programa; que é formada por duas classes, a dominante (que sabe tudo) e a dominada (que não sabe nada). Qual será o futuro desse pobre aluno sem iniciativa, sem espírito de luta, de liderança, acovardado diante dos problemas da vida? Esses são apenas alguns pontos...
Talvez a educação criativa possa ajudar a lidar com estas situações, pois com ela o professor é aquele que dá a proposta de atividade criativa e a classe vira um formigueiro provocado pela motivação. Os alunos, em subgrupos, são colocados em situação-problema e buscam soluções criativas, dando idéias, ouvindo as sugestões dos colegas, concordando, discordando, acrescentando, pesquisando nos livros ou na memória de cada um. Eles também estão desenvolvendo a agilidade mental porque sabem que essa atividade tem apenas alguns minutos.
Qualquer pessoa acadêmica que entrar na classe irá ficar assustada com a "indisciplina", mas esse é um novo conceito de disciplina. É a disciplina da Educação Criativa que põe o aluno em ação, aprendendo com a troca de experiências dos colegas, sabendo que a conversa tem que ser no "cochicho" para não importunar os outros que também estão pensando e discutindo outros problemas.
O conteúdo, que era apenas um pequeno apoio, começa a aumentar, aumentando também a curiosidade e o estímulo para buscar mais conhecimento, descobrindo a alegria de aprender mais sobre aquele assunto.
As atividades da educação criativa promovem o desbloqueio de três personagens que cada aluno tem dentro de si: o gigante (que pode tudo, mas está bloqueado), a criança (que quer ser feliz e viver plenamente, mas está bloqueada) e o filósofo (que gosta de aprender a pensar, sentir, agir, analisar, liderar, escolher, criar laços afetivos com todos, mas também está bloqueado). A auto-confiança, auto-estima e a segurança emocional estão aumentando em cada aula, em cada atividade criativa porque a escola está trabalhando com seres humanos e não com robôs.
Sem muito trabalho, o professor está terminando sua aula e deixando os alunos muito motivados para pesquisar e discutir qualquer conteúdo fazendo Projetos Criativos e apresentando, na próxima aula, para o professor e para os colegas que poderão ajudá-los, acrescentando sugestões e dando forças para que leiam e pesquisem mais.
Pela motivação, aprendem a maravilhar-se com o gigante que cada um tem dentro de si, mas também maravilhar-se com o nascer e o pôr do sol, o sorriso de uma criança, o apoio a um idoso, buscando valores humanos. E na busca por soluções criativas para a situação-problema, aprendem a fazer amigos, a mantê-los e a compartilhar suas emoções. Afinal são seres humanos aprendendo a amar.
Na Educação Criativa a avaliação é feita por aplausos de encorajamento para que os alunos aumentem sua auto-confiança, acreditem em si próprios e produzam cada vez mais, sempre felizes com a sua maneira de ser.
Despertando a sabedoria e o potencial do gigante, da criança e do filósofo que estavam bloqueados dentro de cada aluno, o professor estará realmente fazendo EDUCAÇÃO.


Glorinha Aguiar – Especialista em Educação Criativa. Contato: glorinhaaguiar@uol.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante esta postagem.
Como coordenadora de informática tenho tentado estimular os professores a trabalharem nessa linha. Para isso, criei um Blog para as duas escolas em que trabalho. Tenho publicado os trabalhos realizados pelos alunos, os projetos dos professores e fotografado tudo que possa ser interessante. Está tudo muito recente, mas já estou percebendo um resultado satisfatório. O Blog da escola já está sendo um canal de comunicação e motivação para alunos e professores. Para o próximo ano, espero contagiar um número máximo de professores participativos.

Blogs das escolas:
http://emmariaarlete.blogspot.com
http://escolamsantaterezinha.blogspot.com