16 dezembro, 2008

Determinação : A arte de continuar

Colegas,
Nosso dia a dia, é sempre pautado por acontecimentos imprevistos e nem sempre muito
agradáveis de serem enfrentados.
Porém como seres em contínua aprendizagem, precisamos ter em mente que cada vivência, deixa um ensinamento a nortear nosso caminho futuro.
Administrar esses momentos, é uma questão de posicionamento íntimo, para que possamos
tirar partido de todas as situações.
Sobre isso, trago para vocês a palavra do dr Furlan, escritor e especialista em auto
conhecimento, para esclarecer ainda mais a questão, numa abordagem primorosa.
Como de hábito, sugerimos que os textos aqui publicados, sejam repassados e
trabalhados com os grupos das escolas, sempre no sentido de ampliarmos essa corrente
de troca de experiências e conhecimentos, numa contínuo exercício de aprendizagem
mútua.
Um abraço, Ana Celina




Determinação: A Arte de Continuar


A caminho de teus objetivos, não retroceda. Na maioria das vezes retrocedemos não pela impossibilidade de superar os desafios, mas sim pela quantidade de trabalho, comprometimento e dedicação exigidos para a realização de tal objetivo.
Com freqüência refiro-me ao fracasso, não como o insucesso numa empreitada, mas sim a desistência de continuar no caminho ou a total ausência de aprendizagem com a situação que aconteceu. Nada aprendeu com a situação que passamos, isso sim considero fracasso. Eisntein já afirmava que a mente exposta a uma nova idéia jamais será a mesma, isso também refere-se as mais diversas experiências que passamos em nossa vida.
Muitas vezes algumas pessoas me dizem que o preço pago pela lição aprendida foi muito alto. Isso eu não discuto. Pior que pagar um alto preço, é não aprender nada.Sendo assim, mantenha o foco naquilo que você deseja realizar, intensifica as energias e perceba como raramente os obstáculos resistem a ações intensas e bem planejadas. Não desista da batalha! Não estacione a margem do caminho lamentando os seus possíveis infortúnios. Problemas são comuns a todos os seres humanos, a diferença e que alguns acreditam em soluções e outros acreditam na dificuldade dos problemas, é apenas uma questão de escolha. Fazer parte do problema ou da solução é uma escolha sua. Alguns pessoas para amenizar a pressão se distraem em excesso olhando a paisagem o que resulta na perda de foco. Mais proveitoso costuma ser o desfrutar do caminho como um todo. Na subida da montanha, na travessia do rio, na chuva que molha o caminho, mas também renova a vida e germina a planta, curta o caminho independente de como ele esteja e provavelmente será mais produtivo e mais realizador. Sabendo que em qualquer caminho e em algum momento existem pedras e espinhos, se prepara para o desafio e supera as dificuldades. Existirão às vezes companheiros ao seu lado na tua jornada , e cada um tem um mundo de emoções diferentes.
Aprende a respeitar a diversidade e aprimorar os relacionamentos humanos. A jornada costuma ser mais prazerosa quando não estamos sozinhos. Você pode criar o habito de ouvir o que interessa sem permitir que alguém o desmotive ou desestimule. Lembre-se que Sófocles definiu humildade como estar disposto a receber, independente do quanto tenhas, do quanto saibas ou de quem sejas. Podemos pensar então em aceitar a ajuda ou o apoio de quem se dispuser a contribuir conosco. Aceita as mãos estendidas em sua direção, afinal não são muitas e nem sempre constantes. Nesse caminho de realização você pode escolher contribuir ou receber. Tenha em sua mente que os grandes prêmios e as grandes realizações são comuns as pessoas que escolheram dar mais de si, contribuir e superar.Um gesto de solidariedade durante a jornada ajuda a quem pratica e a quem recebe. As últimas pesquisas indicam que é mais saudável dar que receber. Essa atitude de contribuir está evidente mesmo num simples gesto como um sorriso. Algo assim pode criar uma ponte sobre o abismo. Então assim o destino desejado estará mais perto. Segue seu caminho, acredite, construa, compartilhe e concretize.
Caminhe adiante um pouco mais e construa a tua historia.


Por Dr. Furlan, escritor e especialista em auto conhecimento.

Nenhum comentário: