03 dezembro, 2008

Dicas para reunião de pais - Brasílio Neto

1 - Vá com calma
Muitas escolas fazem uma semana especial para atenter os pais, comprimindo dezenas de atividades em curto espaço de tempo. É um tal de crianças cantando em homenagem aos pais, palestras dos diretores. Algumas vezes há até a pelada divorciados x casados, cada vez mais polêmica:

- O que você está fazendo no time dos casados?
- Ué, eu estou morando com a Socorro desde ...
- Cadê a certidão? Sem o papel, volta para o time dos divorciados
Ou:
- Você não acha que a solução é um pouco radical demais, Carlão?
- Pelos casados, eu faço qualquer coisa. A Sônia me deixou e a Telminha só vê o Ju nos tribunais, para brigar. O time dos casados não pode sobreviver sem o Ju no gol e eu na zaga.
- Mas casar com o Ju, Carlão?
- É só até o final do jogo. Se bem que, sabe que ele faz uma macarronada ótima?

Ou seja, há espaço para tudo nessa semana... menos para um encontro claro, sério, entre pais e professores, no qual a situação e o progresso de cada aluno.
Dê espaço para o que realmente importa em uma reunião com os pais. Prepare ambientes simples, com boa iluminação e ventilação para conversar com eles. Apresente números e fatos de sobre cada aluno, facilitando a conversa.

2 - Mantenha-se no horário.
Dê um intervalo de cinco a dez minutos entre cada reunião com pais ou grupos de pais. Isso permitirá que você faça anotações e prepare-se para o próximo encontro; também dará tempo para um encontro se alongar um pouco mais, se for necessário, sem prejudicar as outras.

3 - Prepare-se.
Tenha certeza de que tem tudo à mão para falar com os pais. Anotações, livros, trabalhos escolares.

4 - Assistência.
Quem irá participar da reunião? Somente com os pais certamente fará os encontros serem mais rápidos, mas se você incluir os alunos também demonstrará respeito por eles e garantirá que todos trabalhem com uma versão apenas da história

5 - Conteúdo.
Os pais devem saber exatamente como os filhos vão na escola. Providencie a informação:
- Se a criança presta atenção às aulas
- Como o aluno está, no geral
- Áreas onde ele se dá muito bem
- Áreas onde tem dificuldades
- Como os pais podem ajudar os filhos nessas áreas
- As interações da criança com outros alunos e professores
- Como os pais podem ajudar os alunos a estudar e fazer a terefa de casa
- O que a escola está preparando para a frente: visitas, palestras, horários especiais, etc., e como isso irá beneficiar o aluno.

Nenhum comentário: