12 novembro, 2008

PARABÉNS GESTOR

Por você

Já estamos praticamente na metade de novembro. O ano voou! Isso também quer dizer que renovaram-se ciclos; estudantes mudaram de séries, professores obtiveram mais um ano de experiência e você, diretor, marcou na sua escola mais um ano de administração.

Fui buscar no dicionário Aurélio o significado desta palavra, administração. Um deles é o seguinte: “Conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização.” Ou seja, trabalho árduo.

Você é responsável não só por seu trabalho, mas pelo de várias pessoas ao seu redor. Além disso, como os professores que estão lhe ajudando na tarefa de manter uma instituição de ensino em ação, você é igualmente responsável pelos estudantes – e não são os 40, 80 aos quais ministra aulas; são os 500, mil que estão matriculados em sua escola.

É, não é fácil... Fora professores e alunos, é necessário estar atento aos colaboradores (merendeiras, porteiro, zeladores, estagiários, bibliotecários, etc.). E mais: às carteiras, pintura das paredes, lixo, qualidade da quadra, rede de vôlei, bolas, giz e quadro-negro, avisos nos murais, merenda, banheiro, estacionamento dos professores, entrada/visitação da escola.

Como diz Rubem Alves, “A questão não é gerenciar o educador. É necessário acordá-lo. E, para acordá-lo, uma experiência de amor é necessária. [...] O acordar mágico do educador tem, então, que passar por um ato de regeneração do nosso discurso, o que sem dúvida exige fé e coragem: coragem para dizer em aberto os sonhos que nos fazem tremer.”
(O melhor de Rubem Alves, Editora Nossa Cultura, 2008).

E você, gestor, tem feito isso com graça, carinho, cuidado, atenção. Seus professores continuam apaixonados pela educação também por sua causa, por você continuar acreditando ser possível realizar sonhos; por você estar sempre ao lado, dando apoio e lutando junto nesta batalha diária; por você saber da importância de cada um dentro da sua escola, assim como fora, com a participação da comunidade; por você ir além, buscar melhorar, ajudar, reestruturar; por você não deixá-los sozinhos e estar ali, presente todos os dias, em meio às dificuldades e alegrias. Por você...

E é por você que eu escrevo este Jornal Virtual. Por hoje ser o seu dia: dia do diretor de escola.

Meus parabéns e gratidão, ANA CELINA

Nenhum comentário: