24 novembro, 2008

Auto Estima

Querid(as)os
Vai aqui um pouco mais do assunto tratado no último encontro de Capacitação, para agregar valor a esse tema tão importante, que é a auto estima. Espero que gostem !
Um abraço, Ana Celina

Caro(a) gestor

Relações, algumas vezes, viram um drama. Ainda mais você, gestor(a) de instituição escolar, que precisa ter muita habilidade na hora de tratar com seus colaboradores ou intervir na relação entre eles.
Hoje, a professora Marisa Crivelaro da Silva – Mestre em Educação – contribui um pouquinho sobre esse tema para todos nós.
O valor da auto-estima na vida do Ser Humano
Auto-estima não é um estado de espírito, é um processo de estruturação da personalidade, que começa desde a primeira infância e se fundamenta nas crenças que vamos desenvolvendo sobre nossas potencialidades. Essas crenças são resultado do jeito como somos tratados pelos outros, das informações que vamos ouvindo sobre nosso desempenho na vida. Isso vai formando um autoconceito, que tem implicações diretas sobre a estima própria de cada ser humano.
Para melhorar o nível de nossa auto-estima é preciso investir muito em exercícios de autoconhecimento para podermos controlar nossos impulsos e desenvolver resistência frente às inevitáveis frustrações que teremos de enfrentar na vida. A cada etapa vencida com sucesso, vai se fortalecendo em nós o senso de valor próprio, vamos construindo um autoconceito positivo que nos faz acreditar que somos capazes de superar, criar, produzir, ser útil, construir relacionamentos estáveis e construtivos.
A partir do trabalho com o autoconhecimento, é possível conquistar um nível de equilíbrio saudável em relação às emoções e sentimentos que regulam nossa auto-estima. A pessoa precisa aprender a tomar consciência da forma como age e reage diante das circunstâncias que se lhe apresentam na vida. Dessa forma, vai desenvolvendo habilidades no sentido de exercitar o controle das próprias emoções, não se tornando escravo delas, mas, ao contrário, assumindo o comando dos próprios sentimentos e reações. Essa atitude de autocontrole exige um exercício permanente de perseverança, resistência e disciplina pessoal, que são resultado de uma vontade firme, forte, determinada.
Uma vida em plenitude, segundo POWELL (2001), deve sustentar-se nas relações intra e interpessoais que estabelecemos em nossa convivência diária e na nossa maneira de como vemos e interpretamos a realidade; daí emerge a atitude de pessimismo ou otimismo, desânimo ou entusiasmo que as pessoas assumem e revelam através de suas posturas. Segundo o autor, é essa visão que controla nosso nível de maior ou menor estima por nós mesmos; é essa visão que define a nossa qualidade de vida. Tem pessoas que conseguem sempre tirar lições positivas das piores situações que vivenciam. Isso tem a ver com esse padrão de referência que é a forma como interpretamos essas situações e circunstâncias.
Para nós, educadores, que trabalhamos com a educação do ser humano, o trabalho de desenvolvimento pessoal, de busca de uma auto-estima saudável e de um nível elevado de motivação, é condição sine qua non para que nosso desempenho, junto aos alunos, obtenha o sucesso que a sociedade espera de nós. Champagnat sempre alertou para o fato de que a vida inteira dos jovens depende da educação que recebem. E para educar bem, precisamos de professores motivados, com uma auto-estima bem desenvolvida e fortalecida permanentemente.
Portanto, confiemos na nossa força interior, procuremos desenvolver uma auto-estima saudável, pois ela influenciará nosso comportamento, nossas atitudes e, seguramente, será determinante na conquista do nosso sucesso pessoal e profissional.
Gostou do texto? Bom, gestor(a), não esqueça de trabalhar o autoconhecimento em você e em seus colaboradores

5 comentários:

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Ana,
Faço parte do grupo Blog Educativos e passei para conhecer seu blog. Parabéns! Os textos são muito bons. Seja muito bem vinda ao grupo.
Abraço

Cybele Meyer disse...

Olá Ana, tudo bem?

Também sou do grupo Blogs_Educativos e gostei muito do seu espaço. Textos muito interessantes.
Voltarei mais vezes.
Sucesso e ótima semana

Marilia disse...

ANA...
Também trabalho como gestão escolar, e sei quanto é dificil lidar com pessoas, que estar sempre cuidando desta relação. Quem sabe possamos fazer algumas parcerias? Bj
Marilia
http://educacaoemrede.blogspot.com
http://dacoloniaparaomundo.blogspot.com
http://pionarede.blogspot.com

Ana Celina Aggio Rocha de Azevedo disse...

Obrigada colegas, por visitar o meu blog e pelas palavras de incentivo.
Mesmo à distância, essa corrente de amor pela qualidade da Educação Brasileira, se fortifica cada dia mais.
Essa telinha maravilhosa, nos aproxima e nos torna unidas nessa tarefa de amor.
Saéde e paz para todas,
Ana Celina

Anônimo disse...

Opa, quantas visitas tem recebido, heim,,, parabéns!!!
Aline