01 junho, 2009

O gerente educador e o desenvolvimento de pessoas

Cada vez mais, a performance do gestor é colocada sob avaliação.
Dele deve partir as ações que levam a instituição para o sucesso ou não.
Assim,hoje abrimos espaço, para um trecho do pensamento correto de Luiz Carlos Moreno,que de forma simples,porém clara e eficiente, dá uma orientaçãovaliosa para nossos colegas gestores,que sempre buscam a gestão de qualidade.
Abraços, Ana Celina


O gerente educador e o desenvolvimento de pessoas
Luis Carlos Moreno

As organizações humanas crescem em complexidade e em desafios os profissionais que nelas atuam e com elas interagem são exigidos na mesma proporção.
A necessidade e importância da compreensão do comportamento organizacional são assim evidenciadas para uma adequação das exigências com atividades e tarefas, organização e equipe, clientes internos e externos, fornecedores, parceiros e comunidade. A atualização, o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, também denominado Educação Continuada, consolida-se hoje na concepção de Educação Corporativa, agregando valor à carreira do profissional, acrescentando e desenvolvendo competências.
O desenvolvimento organizacional é imperioso, imediato, contempla imprevisibilidades numa velocidade jamais vivenciada pelos humanos. Assim, o comportamento necessário é o da aplicação das competências para o desempenho desejado, medido pelos resultados, na busca da realização pessoal através de um trabalho desafiante, inteligente – criativo e gratificante – o que potencializa o humano.
O gerente educador pode mudar as pessoas por meio do seu próprio comportamento, uma vez que os seres humanos aprendem (e muito) por imitação; processos de comunicação; tomada de decisão; solução de problemas, por extensão, pode influenciar as atitudes e comportamentos de todos os integrantes da organização. O gerente educador, para plena eficácia, emprega seis competências:

-Controla o ambiente e os recursos da organização tomando decisões preventivas
-Organiza e coordena em torno de tarefas e relações interdependentes
-Trata as informações identificando problemas para tomar decisões e comunicá-las
-Provisão de crescimento e desenvolvimento para si e seus funcionários
-Motivação dos funcionários e administração de conflitos no trabalho
-Tem solução de problemas estratégicos por meio da tomada de decisões e do incentivo às decisões por parte dos seus funcionários.

Os resultados esperados desse desempenho são:

-Maior integração entre as áreas, departamentos e grupos organizacionais (reais e virtuais)
-Ativação, facilitação e incrementação do processo de comunicação interpessoal
-Maior cooperação intergrupal (o verdadeiro sentido e natureza do time)
-O relacionamento entre pessoas flui
-Aumenta a produtividade, a segurança e a qualidade
-Gerenciamento atualizado e dinâmico, que enfatiza a liderança