31 dezembro, 2008

FELIZ ANO NOVO !!!!


QUE 2009 NOS ENCONTRE DE BRAÇOS ABERTOS PARA RECEBER ESSE NOVO TEMPO,

COM SAÚDE NO CORPO, PAZ NO ESPÍRITO E MUITO AMOR NO CORAÇÃO!!

CARINHOSAMENTE PARA TODOS OS AMIGOS E COMPANHEIROS DE JORNADA,


ANA CELINA







NA CERTEZA DE QUE

20 dezembro, 2008

Feliz Natal !!



Amigos

Mais um ano chega ao fim e com ele, essa sensação de que não fizemos tudo que gostaríamos,
que muitos planos tiveram que ser mais uma vez adiados, que as metas estabelecidas para o ano que se finda , ainda não foram atingidas.
É hora da avaliação inevitável que fazemos de nós mesmos e do nosso desempenho .
Porém vale lembrar, que o bacana da vida é justamente essa necessidade de recomeçar, de
fazer novos planos e de estabelecer novas metas e principalmente de sentir que poderemos
fazer tudo muito melhor, porque tentamos, aprendemos e estamos mais confiantes em nós mesmos.
Seja qual for o saldo positivo de sua avalição pessoal diante da vida, saiba que sua possibilidade
de avançar, sempre será maior, na medida que você confiar nas suas próprias potencialidades
e apostar no seu sucesso.
Ser um vencedor, não passa necessariamente por você ser melhor que alguém, mas se você sentir que está melhor consigo mesmo, a cada ano que vive.
Portanto, agradeçamos pelo dom da vida e que tenhamos a certeza de que o amanhã nos
espera de braços abertos.
Um Natal de paz para todos , porque Deus está presente !!
Com carinho, Ana Celina

16 dezembro, 2008

Determinação : A arte de continuar

Colegas,
Nosso dia a dia, é sempre pautado por acontecimentos imprevistos e nem sempre muito
agradáveis de serem enfrentados.
Porém como seres em contínua aprendizagem, precisamos ter em mente que cada vivência, deixa um ensinamento a nortear nosso caminho futuro.
Administrar esses momentos, é uma questão de posicionamento íntimo, para que possamos
tirar partido de todas as situações.
Sobre isso, trago para vocês a palavra do dr Furlan, escritor e especialista em auto
conhecimento, para esclarecer ainda mais a questão, numa abordagem primorosa.
Como de hábito, sugerimos que os textos aqui publicados, sejam repassados e
trabalhados com os grupos das escolas, sempre no sentido de ampliarmos essa corrente
de troca de experiências e conhecimentos, numa contínuo exercício de aprendizagem
mútua.
Um abraço, Ana Celina




Determinação: A Arte de Continuar


A caminho de teus objetivos, não retroceda. Na maioria das vezes retrocedemos não pela impossibilidade de superar os desafios, mas sim pela quantidade de trabalho, comprometimento e dedicação exigidos para a realização de tal objetivo.
Com freqüência refiro-me ao fracasso, não como o insucesso numa empreitada, mas sim a desistência de continuar no caminho ou a total ausência de aprendizagem com a situação que aconteceu. Nada aprendeu com a situação que passamos, isso sim considero fracasso. Eisntein já afirmava que a mente exposta a uma nova idéia jamais será a mesma, isso também refere-se as mais diversas experiências que passamos em nossa vida.
Muitas vezes algumas pessoas me dizem que o preço pago pela lição aprendida foi muito alto. Isso eu não discuto. Pior que pagar um alto preço, é não aprender nada.Sendo assim, mantenha o foco naquilo que você deseja realizar, intensifica as energias e perceba como raramente os obstáculos resistem a ações intensas e bem planejadas. Não desista da batalha! Não estacione a margem do caminho lamentando os seus possíveis infortúnios. Problemas são comuns a todos os seres humanos, a diferença e que alguns acreditam em soluções e outros acreditam na dificuldade dos problemas, é apenas uma questão de escolha. Fazer parte do problema ou da solução é uma escolha sua. Alguns pessoas para amenizar a pressão se distraem em excesso olhando a paisagem o que resulta na perda de foco. Mais proveitoso costuma ser o desfrutar do caminho como um todo. Na subida da montanha, na travessia do rio, na chuva que molha o caminho, mas também renova a vida e germina a planta, curta o caminho independente de como ele esteja e provavelmente será mais produtivo e mais realizador. Sabendo que em qualquer caminho e em algum momento existem pedras e espinhos, se prepara para o desafio e supera as dificuldades. Existirão às vezes companheiros ao seu lado na tua jornada , e cada um tem um mundo de emoções diferentes.
Aprende a respeitar a diversidade e aprimorar os relacionamentos humanos. A jornada costuma ser mais prazerosa quando não estamos sozinhos. Você pode criar o habito de ouvir o que interessa sem permitir que alguém o desmotive ou desestimule. Lembre-se que Sófocles definiu humildade como estar disposto a receber, independente do quanto tenhas, do quanto saibas ou de quem sejas. Podemos pensar então em aceitar a ajuda ou o apoio de quem se dispuser a contribuir conosco. Aceita as mãos estendidas em sua direção, afinal não são muitas e nem sempre constantes. Nesse caminho de realização você pode escolher contribuir ou receber. Tenha em sua mente que os grandes prêmios e as grandes realizações são comuns as pessoas que escolheram dar mais de si, contribuir e superar.Um gesto de solidariedade durante a jornada ajuda a quem pratica e a quem recebe. As últimas pesquisas indicam que é mais saudável dar que receber. Essa atitude de contribuir está evidente mesmo num simples gesto como um sorriso. Algo assim pode criar uma ponte sobre o abismo. Então assim o destino desejado estará mais perto. Segue seu caminho, acredite, construa, compartilhe e concretize.
Caminhe adiante um pouco mais e construa a tua historia.


Por Dr. Furlan, escritor e especialista em auto conhecimento.

15 dezembro, 2008

Presépio Infantil












Queremos deixar aqui nossos parabéns, pela belíssima apresentação da Creche Escola Heloísa Monteiro da Paixão, localizada no bairro de parque Guarús, em Campos dos Goytacazes - RJ, na pessoa de sua diretora Ana Nery de Souza Gama e sua equipe, quando foi apresentado o Presépio Infantil, encenado pela crianças da creche, abrilhantando o último encontro de Capacitação de Gestores de Creches.
Tivemos oportunidade de viver momentos de grande emoção e encantamento, como mostram as fotos.
Obrigada pessoal , continuem com essa garra e compromisso que fazem a diferença.

Um abraço carinhoso da equipe da Gerência de Gestão, Ana Celina.

14 dezembro, 2008

A vida como ela é


Colegas queridas

As férias se aproximam e teremos nossos momentos de merecidos descanso e descontração, livres de horários rígidos e do corre corre, que fazem parte do cotidiano de todos nós.
Portanto, como sugestão de uma boa leitura, Gabriel Chalita nos dá uma opção, que certamente
muito contribuirá para nosso enriquecimento, até porque, o texto de apresentação que se segue, já é em si, muito bom !!
Bom domingo, Ana Celina





A VIDA COMO ELA É


Por Gabriel Chalita


Não celebramos os clássicos por acaso. Eles nos ensinam métodos de composição literária, refletem um momento dentro do tempo, mostram a cultura, costumes, movimentos sociais, estética dominante. Foi assim com o Romantismo, por exemplo, uma das mais fortes e produtivas correntes literárias. E foi assim também com o Realismo, que veio em seguida para trazer a obra literária para mais perto da realidade. Exagerou na crueza das situações e na nudez das descrições.
Mas, em literatura, como na vida, parece certo que o meio-termo é que é o termo certo. E surgiu, nos dias de hoje, uma nova maneira de contar histórias, mesclando o descritivo e o analítico com o subjetivo e o emocional. É uma literatura mais cotidiana, mais “a vida como ela é”, como queria Nelson Rodrigues. A vida não é novela, mas um mestre da televisão pode tornar uma novela tão expressiva quanto a própria vida. Esse mestre é Walcyr Carrasco, que nos dá a surpresa de trazer à luz o livro A palavra não dita. A obra de Walcyr é uma história sincera. Com toda a honestidade, o autor faz com que os personagens interajam, e não lhes esconde os sentimentos. Essa franqueza perpassa o relato inteiro, e as pessoas retratadas revelam suas almas, com as purezas, mesquinharias, temores e anseios que habitam todas as almas. Gente sem os disfarces românticos ou os exageros realistas. São pessoas, encontrando-se e desencontrando-se. E, por isso mesmo, é a boa literatura, moderna e forte. Moderna porque trata, do ponto de vista do conteúdo, de temas atuais, observados pelo olhar do jornalista que se acostumou a observar a vida social, a participar e até a alterar o seu rumo. Do ponto de vista da linguagem, simples e direta, com traços de coloquialidade que trazem à tona os aspectos tribais presentes nos diferentes grupamentos. A naturalidade com que o paulista Walcyr Carrasco trata do linguajar do povo gaúcho, em especial dos jovens de Porto Alegre, revela uma boa pesquisa e um excelente espírito de observação. Forte porque aborda corajosamente um tema relegado ao noticiário do chamado “mundo cão”, e o faz com naturalidade, respeito, e principalmente honestidade. Lá dentro, na trama narrativa, Walcyr Carrasco vai usando alguns artifícios. Um deles é o de explicar, como se fosse casualmente, termos, vocábulos e situações, com um propósito didático, mas que não soa como aula. E vai buscar apoio na própria linguagem dos jovens, para que tudo seja explicado para o jovem leitor na sua própria forma de comunicação. Coisa de escritor sensível ao mundo que o rodeia. Mas é o conjunto de valores expressos na narrativa o que dá ao livro o peso pedagógico e que lhe dá motivo para ser comentado neste espaço. A história de Walcyr Carrasco fala de sinceridade. De honestidade. De lealdade. As más ações contadas no livro não resultam em geral de má índole dos personagens, mas de contingências e circunstâncias. Porque o mundo é assim mesmo. As pessoas não fazem o mal, normalmente, para prejudicar, mas porque escolheram motivos e atitudes erradas diante da vida. O livro fala também que não se deve julgar as pessoas com base em idéias pré-concebidas. Cibele, a personagem principal, narradora, vai aprender isso a todo momento.Por essas razões é que venho recomendar aos professores que trabalhem em sala o livro A palavra não dita, de Walcyr Carrasco. Evidentemente os educadores terão que destacar e corrigir dois ou três erros de revisão – coisa rara numa editora séria como a Moderna, mas que não comprometem a qualidade geral do livro. É claro também que os professores não deverão abandonar os clássicos, mas uma leitura como esta, complementarmente, ajuda a entender o mundo. O mundo como ele é.

Gabriel Chalita é doutor em Direito e em Comunicação e Semiótica, professor da PUCSP e Mackenzie. É ex-secretário estadual de Educação de São Paulo e ex-presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação). É membro da Academia Paulista de Letras. Atualmente preside o Instituto Educativa, dedicado a treinamento em empresas nas áreas de educação, ética e gestão de pessoas (http://www.educativapalestras.com.br/)

12 dezembro, 2008

Novas Regras Gramaticais

Olá colegas!

Para que possamos nos manter sempre bem informados e atualizados, seguem aí as novas regras gramaticais, que como professores, precisamos estar sempre atentos.
Sugiro que copiem e colem nos Meus Documentos, e repassem para seeu grupo.
Bom fim de semana, Ana Celina


JORNAL VIRTUAL – Ano 7 Nº 97 – 12/12/2008

O Português não será mais o mesmo !!
Como já ouvimos falar, a partir de 1º janeiro de 2009 nosso idioma deverá ser usado com algumas novas normas. A implantação do Novo Acordo Ortográfico – que tem como objetivo unificar a Língua Portuguesa em todos os países que a utilizam (Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) – vem sendo discutida há anos, mas agora tomou forma.
Isso tem gerado algumas discussões e confusões. Se nem os dicionários “se entendem” em relação a algumas palavras que mudaram sua ortografia, imagine como vai ficar o ensino da Língua Portuguesa a partir de agora?
É hora de apressar-se – apesar de você ter até 2012 para estar 100% adequado – em reaprender, professor, pois os livros didáticos do próximo ano já estarão adaptados e os alunos que começarão o processo de alfabetização devem o ser pelas novas normas.

As novas regras

Alfabeto: Com a inclusão do K, W e Y, o alfabeto é agora formado por 26 letras.

  • Trema :Não existe mais na língua portuguesa – exceto em nomes próprios e seus derivados (Müller, mülleriano).Exemplos: aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio, frequência, eloquente, delinquir, pinguim, tranquilo, linguiça, linguística.

  • Acentuação: Ditongos abertos com “ei” e “oi” não são mais acentuados em palavras paroxítonas.
    Exemplos: assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.
    Obs. 1: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis.
    Obs. 2: o acento no ditongo aberto “eu” continua: chapéu, véu, céu, ilhéu.

  • Os hiatos “oo” e “ee” não são mais acentuados. Exemplos: enjoo, voo, coroo, perdoo, coo, moo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, descreem, releem, reveem.
    Não existe mais o acento diferencial em palavras escritas da mesma forma.
    Exemplos: para (verbo), pela (substantivo e verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo)
    Obs: o acento diferencial permanece no verbo poder (3ª pessoa do Pretérito Perfeito do Indicativo - pôde) e no verbo pôr

  • Não se acentua mais a letra u nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de g ou q e antes de e ou i (gue, que, gui, qui)Exemplos: argui, apazigue,averigue, enxague, ensaguemos, oblique.
    Não se acentua mais i e u tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo. Como será – baiuca, boiuna, cheiinho, saiinha, feiura, feiume.

  • Hífen: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos terminados em vogal + palavras iniciadas por r ou s, sendo que essas devem ser dobradas. Exemplos: antessala, antessacristia, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirromântico, arquirrivalidade, autorregulamentação, contrassenha, extrarregimento, extrassístole, extrasseco, infrassom, inrarrenal, ultrarromântico, ultrassonografia, suprarrenal, suprassensível Obs: em prefixos terminados por r, permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-realista, inter-racial, super-resistente, etc.

  • O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal- Exemplos: autoafirmação, autoajuda, autoaprendizabem, autoescola, autoestrada, contraindicação, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiautomático, semiárido, supraocular, ultraelevado. Obs: esta regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo, etc.

  • Utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal. Exemplos: anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus, micro-orgânico Obs: a exceção é o prefixo co. Mesmo se a outra palavra inicia-se com a vogal o, não se utiliza hífen.

  • Não usamos mais hífen em compostos que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição. Exemplos: mandachuva, paraquedas, paraquedista, paralama, parabrisa, párachoque, paravento

  • O uso do hífen permanece:– Em palavras formadas por prefixos ex, vice, soto: ex-marido, vice-presidente, soto-mestre– Em palavras formadas por prefixos circum e pan + palavras iniciadas em vogal, M ou N: pan-americano, circum-navegação– Em palavras formadas com prefixos pré, pró e pós + palavras que tem significado próprio: pré-natal, pró-desarmamento, pós-graduação– Em palavras formadas pelas palavras além, aquém, recém, sem: além-mar, além-fronteiras, recém-nascidos, recém-casados, sem-número, sem-teto

  • Não existe mais hífen:– Em locuções de qualquer tipo: cão de guarda, fim de semana, café com leite, pão de mel, sala de jantar, cartão de visita, cor de vinho, à vontade, abaixo de, acerca de etc. Exceções – água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.


    Pontos elencados por Edmundo Ferreira da Rocha.
  • 11 dezembro, 2008

    A Comparação Não É um Bom Negócio !!

    Colegas

    Os atletas olímpicos encontram em si mesmos, motivação para superarem suas próprias marcas e assim estarem melhor preparados para competir. Isso nos dá o sentido exato, do quanto é importante estarmos sempre atentos para a qualidade que conseguimos colocar naquilo que nos propomos a realizar. Sobre este tema, trago a palavra do Professor Menegatti, conferencista de renome em motivação e liderança, esclarecendo melhor o assunto.
    Um abraço, Ana Celina


    A Comparação Não É um Bom Negócio !

    A comparação não é um bom negócio...
    Um dos maiores erros cometidos por nós seres humanos é a comparação. A medição de si mesmo de acordo com os padrões, os feitos ou as realizações das outras pessoas.
    Desde pequeno somos comparados aos nossos irmãos, aos filhos dos vizinhos ou a qualquer outra pessoa. Este espírito comparativo continua durante a adolescência e a idade adulta, tornando-se traumatizante porque passamos a maior parte de nossas vidas tentando competir com os outros, comparando nossas realizações com outras pessoas do nosso meio, e tentando viver de acordo com os seus padrões de aceitação.Sempre que você compara os seus talentos e habilidades com os outros, quer favorável ou desfavoravelmente, desperdiça a oportunidade de se tornar melhor tentando tornar iguais pessoas que são totalmente diferentes.
    Quando éramos crianças minha família e eu viajávamos de carro e tínhamos o hábito de ficar pedindo para que o pai ultrapassasse todo mundo. Torcíamos para que ele conseguisse e comemorávamos muito fazendo caretas para o carro que acabávamos de deixar para trás. Mas teve um dia que um carro passou por nós tão rápido que eu e o meu irmão ficamos de boca aberta. Embora o pai estivesse "liderando" todos os outros carros aos olhos deles nós estávamos tendo sucesso, por que estávamos viajando bem mais rápido do que eles. Quando comparado ao desempenho do nosso carro a sua verdadeira capacidade, não estávamos sendo bem sucedidos porque estava viajando abaixo da sua capacidade máxima constituída pelo fabricante.

    A lição aqui não é que o verdadeiro sucesso não é medido pelo quanto você fez ou realizou em comparação ao que outros fizeram; o verdadeiro sucesso é o que você fez comparado ao que você poderia ter feito. Em outras palavras, viver em plenitude é competir com você mesmo. Em vez de sermos nós mesmos, ficamos preocupados em ser o que os outros acham que deveríamos ser.
    Sempre existirão pessoas que iremos superar e outras que nos superarão. Se competirmos com nós mesmo, e não com os outros, então não importa quem está atrás ou na frente; nossa meta é nos tornar tudo aquilo que somos capazes de ser e de realizar, e isto se torna a medida da nossa satisfação. Todas as experiências que você terá durante a sua vida, não eliminarão a sua capacidade de fazer tantas vezes quantas forem preciso.

    06 dezembro, 2008

    Educação Criativa: Um novo olhar

    Colegas


    Hoje, trago pra vocês um texto muito interessante sobre a Educação Criativa, com um novo olhar sobre o que seja necessaário realmente ser desenvolvido em nossos alunos.
    Sugiro, que o que se segue, seja discutidos nas escolas, como um dos temas propostos para o novo ano que se aproxima.
    Motivação e criatividade, são elementos chaves para que se faça uma Educação competente em nosso país, preparando nossas crianças para estarem melhor adaptadas e inseridas no mundo globalizado e tecnológico.
    Portanto, a palavra de uma especialista no assunto, vem nos dar melhores condições de conhecermos e analisarmos o tema abordado.

    Saúde e paz à todos, Ana Celina




    QUEM IRÁ EDUCAR OS BRASILEIROS?




    Refletindo sobre o ensino brasileiro, estou chegando à conclusão de que a educação que os brasileiros merecem não é aquela acadêmica, que obriga o aluno a decorar para escrever na prova, mesmo que esqueça tudo logo depois; em que o aluno ouve e repete o que o professor fala, como se não tivesse opinião própria; na qual o aluno fica sentado em silêncio, escutando (ou dormindo) porque sabe que não pode interromper quando o professor fala, fala e fala para dar tempo de acabar o programa; que é formada por duas classes, a dominante (que sabe tudo) e a dominada (que não sabe nada). Qual será o futuro desse pobre aluno sem iniciativa, sem espírito de luta, de liderança, acovardado diante dos problemas da vida? Esses são apenas alguns pontos...
    Talvez a educação criativa possa ajudar a lidar com estas situações, pois com ela o professor é aquele que dá a proposta de atividade criativa e a classe vira um formigueiro provocado pela motivação. Os alunos, em subgrupos, são colocados em situação-problema e buscam soluções criativas, dando idéias, ouvindo as sugestões dos colegas, concordando, discordando, acrescentando, pesquisando nos livros ou na memória de cada um. Eles também estão desenvolvendo a agilidade mental porque sabem que essa atividade tem apenas alguns minutos.
    Qualquer pessoa acadêmica que entrar na classe irá ficar assustada com a "indisciplina", mas esse é um novo conceito de disciplina. É a disciplina da Educação Criativa que põe o aluno em ação, aprendendo com a troca de experiências dos colegas, sabendo que a conversa tem que ser no "cochicho" para não importunar os outros que também estão pensando e discutindo outros problemas.
    O conteúdo, que era apenas um pequeno apoio, começa a aumentar, aumentando também a curiosidade e o estímulo para buscar mais conhecimento, descobrindo a alegria de aprender mais sobre aquele assunto.
    As atividades da educação criativa promovem o desbloqueio de três personagens que cada aluno tem dentro de si: o gigante (que pode tudo, mas está bloqueado), a criança (que quer ser feliz e viver plenamente, mas está bloqueada) e o filósofo (que gosta de aprender a pensar, sentir, agir, analisar, liderar, escolher, criar laços afetivos com todos, mas também está bloqueado). A auto-confiança, auto-estima e a segurança emocional estão aumentando em cada aula, em cada atividade criativa porque a escola está trabalhando com seres humanos e não com robôs.
    Sem muito trabalho, o professor está terminando sua aula e deixando os alunos muito motivados para pesquisar e discutir qualquer conteúdo fazendo Projetos Criativos e apresentando, na próxima aula, para o professor e para os colegas que poderão ajudá-los, acrescentando sugestões e dando forças para que leiam e pesquisem mais.
    Pela motivação, aprendem a maravilhar-se com o gigante que cada um tem dentro de si, mas também maravilhar-se com o nascer e o pôr do sol, o sorriso de uma criança, o apoio a um idoso, buscando valores humanos. E na busca por soluções criativas para a situação-problema, aprendem a fazer amigos, a mantê-los e a compartilhar suas emoções. Afinal são seres humanos aprendendo a amar.
    Na Educação Criativa a avaliação é feita por aplausos de encorajamento para que os alunos aumentem sua auto-confiança, acreditem em si próprios e produzam cada vez mais, sempre felizes com a sua maneira de ser.
    Despertando a sabedoria e o potencial do gigante, da criança e do filósofo que estavam bloqueados dentro de cada aluno, o professor estará realmente fazendo EDUCAÇÃO.


    Glorinha Aguiar – Especialista em Educação Criativa. Contato: glorinhaaguiar@uol.com.br

    05 dezembro, 2008

    10 Dicas para Qualidade Total de Vida


    Colegas!
    Sentir-se bem no dia a dia, é uma questão de organização pessoal. Portanto vão aqui dicas preciosas, que uma vez incorporadas ao seu modo de ser, muito vão auxiliar nesta sua conquista de uma melhor qualidade de vida pessoal. Lembre-se, nem tudo acontece como planejamos, mas o que muda é a forma como encararamos a vida.
    Bom fim de semana, Ana Celina

    10 dicas para a qualidade total de vida


    A qualidade de vida não depende de quanto dinheiro ganhamos ou de quantos carros possuímos. Ela é medida por nossa saúde, bem-estar físico e emocional, nossos relacionamentos, auto-estima e grau de espiritualidade que alcançamos na vida.

    1º Harmonize seu lar: Abra portas e janelas e comece uma limpeza. Tire tudo do guarda-roupa e só guarde o que está realmente precisando. O resto, elimine da melhor forma que encontrar. Roupas e objetos sem uso bloqueiam o fluxo de energia do ambiente. A energia parada adoece a casa, você e sua família. Faça isso periodicamente.

    2º Coma bem: Não marque negócios para a hora das refeições, pois o que está ingerindo será parte de você e uma alimentação artificial é incompatível com a sua natureza. Evite alimentos de base animal, porque eles são maltratados, principalmente no momento do abate. Emoções como medo, desespero e tristeza ficam impregnadas na carne em forma de energia negativa.

    3º Preste atenção em você: Se você tem mais pensamentos negativos, as pessoas e situações que você atrai estão na mesma freqüência. Você pode mudar sua vida mudando-os. Quando você presta atenção no que está pensando tem maior controle sobre sua energia e sua vida. Procure ler frases positivas e conversar com Deus.

    4º Tenha objetivos: Melhore sua condição financeira, planeje comprar bens, faça viagens e busque tudo que você quiser, mas não dependa dessas conquistas para viver bem. O verdadeiro bem-estar é alcançado através dos objetivos espirituais como tentar ser mais paciente, confiável, aberto, sincero e ter fé na vida; assim, você garante equilíbrio, satisfação e razão de viver.

    5º Faça exercícios: Os exercícios estimulam o fluxo de energia vital, gerando um melhor condicionamento físico e uma ótima sensação de bem-estar. A prática de exercícios é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente. O mais difícil é tomar a decisão de começar, mas depois de 21 dias de prática, o cérebro registra como um hábito e tudo fica mais fácil.

    6º Utilize seus talentos: Descubra seus dons e talentos e coloque-os em prática. A sua saúde física e emocional depende muito disso. Pessoas que não utilizam esta energia criativa bloqueiam o seu fluxo energético e adoecem física e emocionalmente. Canalize seus talentos com o propósito de melhorar a vida das pessoas, esse é um bom caminho para encontrar equilíbrio e crescimento. 7º Medite, medite e medite: A meditação é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Ao meditar você descobre o que é ou não importante para sua vida, torna-se uma pessoa mais segura e objetiva. A meditação cura seu corpo, melhora a memória e concentração, desperta a intuição e a percepção. A forma de meditar é particular. Busque um livro ou um mestre que possa lhe ajudar.

    8º Aceite a vida: Volte sua mente para o que a vida oferece de bom. Aprecie este Planeta Azul e curta esta viagem da melhor maneira possível. Ajude pessoas, seja sincero e alegre, aceite-as como elas são e aceite-se como você é. Aceitar não é se acomodar, mas buscar força para mudar o que podemos mudar.

    9º Visite a natureza: Uma vez por mês, faça uma visita a mãe natureza. Ela purifica suas células e acalma seu espírito. O mar neutraliza as energias negativas, as cachoeiras ativam a vida celular e o verde ativa o processo de autocura, tanto física como emocional. Você é parte da natureza, harmonize-se com ela.

    10º converse com Deus: Os gregos evitavam dizer o nome de Deus, pois achavam seu vocabulário muito limitado para expressar a grandeza d’Ele. Então, todas as vezes que tinham que falar sobre Deus usavam a expressão O Todo. Sintonize-se com O Todo que está ao seu redor e dentro do seu coração.

    04 dezembro, 2008

    Premiação de Medalha de Bronze na Olimpíada de Português


    Parabenizamos à aluna Débora Rodrigues Silva, da EM Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos, ganhadora de medalha de bronze na Olimpíada de Português promovida pelo MEC, bem como sua professora Rosana Ribeiro de Oliveira e as diretoras, professoras Maria Cristina Veira e Carla Valéria, que não mediram esforços para conduzir Débora ao sucesso que alcançou.
    Acreditamos ser este o caminho certo que toda unidade escolar deveria seguir, dando aos seus alunos novas oportunidades de desenvolverem suas potencialidades.
    Que esse seja apenas o início de outras iniciativas tão produtivas e gratificantes.
    Um grande abraço, Ana Celina

    03 dezembro, 2008

    Dicas para reunião de pais - Brasílio Neto

    1 - Vá com calma
    Muitas escolas fazem uma semana especial para atenter os pais, comprimindo dezenas de atividades em curto espaço de tempo. É um tal de crianças cantando em homenagem aos pais, palestras dos diretores. Algumas vezes há até a pelada divorciados x casados, cada vez mais polêmica:

    - O que você está fazendo no time dos casados?
    - Ué, eu estou morando com a Socorro desde ...
    - Cadê a certidão? Sem o papel, volta para o time dos divorciados
    Ou:
    - Você não acha que a solução é um pouco radical demais, Carlão?
    - Pelos casados, eu faço qualquer coisa. A Sônia me deixou e a Telminha só vê o Ju nos tribunais, para brigar. O time dos casados não pode sobreviver sem o Ju no gol e eu na zaga.
    - Mas casar com o Ju, Carlão?
    - É só até o final do jogo. Se bem que, sabe que ele faz uma macarronada ótima?

    Ou seja, há espaço para tudo nessa semana... menos para um encontro claro, sério, entre pais e professores, no qual a situação e o progresso de cada aluno.
    Dê espaço para o que realmente importa em uma reunião com os pais. Prepare ambientes simples, com boa iluminação e ventilação para conversar com eles. Apresente números e fatos de sobre cada aluno, facilitando a conversa.

    2 - Mantenha-se no horário.
    Dê um intervalo de cinco a dez minutos entre cada reunião com pais ou grupos de pais. Isso permitirá que você faça anotações e prepare-se para o próximo encontro; também dará tempo para um encontro se alongar um pouco mais, se for necessário, sem prejudicar as outras.

    3 - Prepare-se.
    Tenha certeza de que tem tudo à mão para falar com os pais. Anotações, livros, trabalhos escolares.

    4 - Assistência.
    Quem irá participar da reunião? Somente com os pais certamente fará os encontros serem mais rápidos, mas se você incluir os alunos também demonstrará respeito por eles e garantirá que todos trabalhem com uma versão apenas da história

    5 - Conteúdo.
    Os pais devem saber exatamente como os filhos vão na escola. Providencie a informação:
    - Se a criança presta atenção às aulas
    - Como o aluno está, no geral
    - Áreas onde ele se dá muito bem
    - Áreas onde tem dificuldades
    - Como os pais podem ajudar os filhos nessas áreas
    - As interações da criança com outros alunos e professores
    - Como os pais podem ajudar os alunos a estudar e fazer a terefa de casa
    - O que a escola está preparando para a frente: visitas, palestras, horários especiais, etc., e como isso irá beneficiar o aluno.

    Gestão Estratégica Educacional

    Gestão Estratégica Educacional

    Apresentação do grupo de teatro da EM Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos




    Encerramento das Capacitações de Gestores -2-12-08




    Dia 2/12 último, aconteceu o encerramento da Capacitação de Gestores de Escolas Municipais. Vivemos momentos de muita emoção e alegria. A certeza do sucesso de nossa parceria, certamente deixará boas lembranças a recordar!
    Aqui ficam algumas fotos de tão prazeroso evento. Valeu pessoal !!